Resolução e Catarse
A tensão dramática é totalmente liberada, e o leitor ou espectador é deixado com um sentimento de conclusão.
Olá, Romancista!
Estamos cada vez mais perto do final do nosso desafio! Está na hora de falar da resolução na estrutura de Freytag! Olhe o quão longe chegamos em comunidade!
Resolução
A Resolução é a fase final da narrativa, onde os conflitos principais são resolvidos, e as perguntas centrais da história são respondidas. Esse é o momento de fechamento, onde o autor oferece ao leitor ou espectador uma conclusão satisfatória para os arcos dos personagens e para a trama. A resolução não apenas encerra a narrativa, mas também dá sentido aos eventos que ocorreram antes, conectando todas as subtramas e revelando o impacto final das escolhas e ações dos personagens.
Na resolução, a tensão dramática é totalmente liberada, e o leitor ou espectador é deixado com um sentimento de conclusão. Este momento pode ser triunfante ou trágico, mas deve sempre se alinhar com o tema e o tom da história.
Reparem que a Ação Descendente e a Resolução acontecem quase que no mesmo instante da narrativa. Se pensarmos em O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei, a resolução nada mais é do que uma imagem. Depois que os hobbits retornam ao Condado e encontram sua terra natal em paz, embora mudada, Frodo decide deixar a Terra-média, partindo para as Terras Imortais, simbolizando a paz final e a conclusão de sua jornada pessoal, assim como os outros personagens também encontram suas conclusões.
Em poucas palavras, a Resolução deve garantir que os leitores ou espectadores sintam que a jornada chegou ao fim de forma satisfatória, seja ela feliz, triste, ou ambígua. É o momento em que todas as linhas narrativas são unidas, e o público é deixado com um entendimento claro de como os eventos da história impactaram permanentemente os personagens e o mundo que eles habitam.
Catarse
Em termos simples, a resolução é o momento em que você vai responder à pergunta dramática. É para esse momento que o leitor investiu tempo e dinheiro no livro. Não é hora de desapontá-lo. Então eles viveram felizes para sempre... OU NÃO — basicamente é isso que a Resolução vai fazer. De uma maneira bem menos óbvia, é claro.
É quando a catarse deve acontecer.
Mas, afinal o que é catarse?
Catarse é um termo grego (katharsis) e significa purificação do espírito humano. Os gregos acreditavam que esse momento livrava o homem do mal das imperfeições. A catarse coloca esses sentimentos para fora.
Na literatura e no teatro, catarse é o momento de libertação e purificação do espírito do leitor / telespectador. É quando a carga e libertação de sentimentos deve acontecer. Inclusive, na psicologia, catarse é a própria libertação de emoções ou tensões reprimidas.
Por isso não é legal você ficar enrolando demais nessa resolução, porque pode ser que o momento de catarse vai se dissipar na sua falação. O maior objetivo da resolução é esse momento de emoção e satisfação pelo final. A catarse vai fazer seu leitor deixar o livro impactado com o final.
Criar catarse é a coisa mais difícil que existe. Eu tive catarse com pouquíssimos livros na vida. E pode ser tanto choro, raiva, medo, qualquer sentimento, viu? Porém, precisa ser alinhado com a sua promessa no início da narrativa. Raramente um leitor vai gostar de ser surpreendido negativamente; Basicamente, se o leitor esperar algo ruim, tudo bem entregar algo muito pior do que ele quer. Mas se ele esperar algo muito bom, então a entrega precisa ser de algo espetacular.
Além disso, a catarse sempre tem a ver com o conflito e as personagens. No que se refere ao conflito, você deve mostrar como tudo se resolveu no fim. Tudo bem se você deixar alguma coisa no ar no final, mas não deixe de responder perguntas também. Frustração não é um sentimento bom para fim de livro. É muito tempo investido para um final sem graça.
Já as personagens, você deve mostrar como elas cresceram com tudo que aconteceu. Aqui, muita gente gosta de fazer aquelas cenas espelhos, onde você pega uma cena do início e “repete” no fim, agora com sua personagem “passando no teste”.
Em poucas palavras, a catarse é a própria junção entre conflito interno e externo, cuja resolução marca os leitores de forma positiva ou negativa.
Intenção do dia:
Escreva sua resolução com foco na recompensa para criar catarse.


